terça-feira, 2 de agosto de 2016

ALERTA! Tuntum tem mais de 600 casos do vírus HIV

A situação é de alerta total para as autoridades Municipais de Saúde, que já começaram a se manifestar depois da descoberta dos números no sistema do Ministério da Saúde. Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Francinaldo Teixeira, a descoberta aconteceu depois que o sistema do Ministério da Saúde foi vasculhado pelos funcionários da Secretária Municipal de Saúde. "Fizemos uma profunda pesquisa em todas as informações do sistema desde 2010, encontrando, assim, mais de 600 pessoas diagnosticadas com o vírus, todas sendo de Tuntum", disse.
A maioria dos casos foram registrados nos centros de referência de Caxias e Imperatriz. Acredita-se que essas pessoas, sentindo-se constrangidas e até receosas, preferiram procurar os centros de saúde desses municípios para a realização do exame, ficando dessa forma os dados registrados no sistema do Ministério da Saúde. A possibilidade é que haja mais casos registrados em outros municípios do estado e fora dele. Só no ano de 2010 foram registrados 9 óbitos, tendo como causa mortis a Aids.
Funcionários da Secretaria de Saúde
Temendo o crescimento dos números, a Secretária Municipal de Saúde já começou a desencadear uma campanha de política preventiva, denominada STOP HIV, que irá se estender até o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate a Aids. "Nós vamos intensificar essa campanha municiando a sociedade de todas as informações possíveis, para que dessa forma possamos levar ao conhecimento de todos, os meios e as formas de prevenção, além de informar dos grandes riscos que o vírus HIV proporciona à saúde pública", afirmou Rawlley Tavares. A campanha não tem um público alvo a ser atingido, ela envolve todas as camadas sociais, mas caso seja encontrado algum grupo de risco, ela poderá ser direcionada, dando maior prioridade e atenção.
O município já disponibiliza de forma gratuita o uso do teste rápido, que ainda é uma prioridade para gestantes e portadores de tuberculose. Os interessados em fazer o teste, basta procurar um posto de saúde e pedir o atendimento. O resultado é imediato, sendo também confirmatório.
O que é HIV?
HIV é o nome do Vírus da Imunodeficiência Adquirida Humana. O HIV ao entrar no corpo da pessoa vai pouco a pouco enfraquecendo o seu sistema de defesa, podendo provocar o aparecimento de doenças. Uma pessoa aparentemente saudável também pode estar infectada pelo vírus e transmiti-lo a outras pessoas. Se a pessoa tem o HIV, mas não está doente, ela é denominada portadora do HIV.
O que é AIDS?
AIDS significa Síndrome a Imunodeficiência adquirida. Só as pessoas que tem o HIV podem ficar com AIDS. A AIDS se caracteriza pelo aparecimento de diversas doenças e pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo. Por isso, a pessoa portadora do HIV deve fazer acompanhamento médico e exames.