Notícias

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Tema destaca como prioridade aumento dos valores per capita para custeio da saúde

O prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema, destacou na noite desta última quinta-feira, durante abertura do seminário de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde – Os Desafios do SUS, no Rio Poty Hotel, que um dos objetivos prioritários de sua gestão é aumentar o valor per capita repassado as cidades para custeio da saúde.
O evento, que terá continuidade durante toda esta sexta-feira (03), é promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Maranhão e conta com o apoio da FAMEM. Estão participando secretários municipais e gestores do setor de todo o estado.
Médico e exercendo o seu quinto mandato como prefeito, Tema repassou aos participantes alguns dados. Os municípios maranhenses receberam ano passado do governo federal o equivalente a 160 reais. Quarenta e uma cidades recebem, atualmente, menos de 10 reais por habitante ano.
Só para se ter ideia da situação complicada e de discriminação vivida pelos municípios maranhenses, o Piauí, ano passado, recebeu 227 reais per capita. Acre e Tocantins receberam, por habitante, mais de 240 reais.
O presidente da entidade municipalista disse que, ainda este mês, estará reunido com a bancada maranhense em Brasília com o objetivo de formalizar um pacto de união para pressionar politicamente a União e, desta forma, modificar este cenário de discriminação.
A postura firme do presidente da FAMEM foi bastante elogiada pelos gestores. “A Federação, hoje, tem um comandante dedicado e que luta pelos municípios. O posicionamento do Tema nos enche de ânimo para continuar enfrentando essa batalha”, disse a secretária municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog não se responsabiliza pelos comentários, são de única exclusividade dos autores, postantes..