A convite de Cleomar Tema, ministra da Agricultura visitará o Maranhão para debater projetos com prefeitos

Gil Maranhão
De Brasília:  A nova ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, confirmou visita ao Maranhão, quando debaterá projetos na área do desenvolvimento rural. A visita deverá ocorrer em fevereiro.
A confirmação foi feita durante audiência esta semana, em Brasília, com o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeito Cleomar Tema, e outros integrantes da instituição. A reunião foi articulada pelo deputado federal José Reinaldo Tavares.
“Vamos organizar um grade encontro de prefeitos e apresentar ao novo governo federal um projeto para o setor agropecuário do estado, inclusive com ações estratégicas para o fortalecimento da Agricultura Familiar”, explicou Tema.
*MEDIDAS* – No encontro com os prefeitos maranhense, a ministra Tereza Cristina vai apresentar o plano do atual governo para a Agricultura, que, segundo ela, está centra em cinco eixos: água, produção, energia, pesca e titulação de terras. Ela também designou o seu assessor especial, Ademar Silva Jr., para acompanhar a Famem na elaboração de um grande Projeto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar para o Maranhão.
“A ministra nos afirmou que o Nordeste é prioridade neste novo governo, na área da produção. Portanto, já deixamos com a ministra um documento com medidas para possibilitar o avanço do setor agropecuário no estado do Maranhão, enfatizou Cleomar Tema.
*AGRICULTURA FAMILIAR* – Na conversa com a ministra, o presidente da Famem também ressaltou a importância da participação dos municípios diretamente na política de desenvolvimento da Agricultura Familiar, “pois com certeza trará uma melhor condição de produção e vida para os produtores que necessitam de uma assistência e transferência de tecnologias com o objetivo de aumentar a segurança alimentar”, acentuou.
Outro ponto destacado por Cleomar Terma na audiência, foi a necessidade da regularização fundiária, tanto do agricultor familiar, como dos pequenos produtores. “A partir dessa regularização eles poderão ter acesso a créditos e melhorar a comercialização dos seus produtos”, justificou o prefeito.
As medidas propostas pela Famem ao novo governo federal para alavancar a agricultura e pecuária do Maranhão se resume em seis pontos: Assistência Técnica para a agricultura familiar, pequenos e médios produtores; Plano de Regularização dos Abatedouros Municipais; Municipalização da Agricultura; Regularização Fundiária; Infraestrutura para escoamento da produção; Programa de Residência da Engenharia para os municípios de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e assentamentos federal e estadual.
Foto: Assessoria/MAPA
Fonte: http://caxiasonline.com/a-convite-de-tema-ministra-da-agricultura-visitara-o-maranhao-para-debater-projetos-com-prefeitos/

Postar um comentário

0 Comentários